Proposta Pedagógica

Adotamos uma postura educacional sustentada na teoria Piagetiana. O principal objetivo do processo ensino aprendizagem é o nosso aluno. Sabemos que este faz parte e deve estar integrado a comunidade escolar, onde manifestará as suas experiências provenientes do seu meio familiar, que é de fundamental importância neste processo. Desta forma, procuramos, não apenas através de reuniões, mas, principalmente, de um modo individual nos colocarmos à disposição dos familiares para estabelecermos trocas de informações a respeito do nosso objetivo e do educando, com mais clareza e determinação.

Procuramos proporcionar atividades ricas em novas experiências, com a finalidade de fazer o aluno modificar a sua estrutura prévia, o que o permitirá o êxito da aprendizagem. Sabemos que cada etapa no processo de aprendizagem é importante e também procuramos respeitar o nível de desenvolvimento do educando. Quando um aluno é matriculado no CEM tomamos como ponto de referência, não apenas a sua faixa etária, mas também o seu grau de interesse e maturidade, evitando desta forma futuros fracassos na sua vida escolar.

A metodologia é pautada em reflexão da realidade, oportunizando ao aluno uma auto-organização que possibilite a construção da sua autonomia através do autoconhecimento e leitura do mundo, ressignificando sua vida e do seu meio em aulas dialógicas, de produção e de interação com o grupo.

O CEM pauta o trabalho pedagógico na dialética, democratiza o conhecimento e é fundamentado em valores de respeito às diferenças. Todo o conteúdo programático é cuidadosamente selecionado e planejado ao término do ano letivo, concluindo-se no início do ano subsequente pela Equipe Pedagógica, tomando como base os 200 dias letivos ou o período de cada curso. O planejamento é acompanhado ao longo do ano letivo e suas alterações e acomodações são realizadas de acordo com as necessidades, ou seja, trabalhamos com projetos. Reforçando a teoria Piagetiana, partimos do princípio que o aluno não deve ser diretamente reprovado, e sim avaliado, paralelamente, dentro de seus conhecimentos. Esta prática é adotada através de constantes avaliações e da realização do que chamamos de Recuperação Paralela, que ocorre ao longo do ano letivo através de atividades de aula e de casa, com a finalidade de superar, gradativamente, as dificuldades individuais dos educandos, permitindo assim que elabore novas estruturas para o processo da aprendizagem. Para o referido trabalho, são oferecidas como suporte ferramentas tecnológicas, assim como a Plataforma Adaptativa on-line do Sistema Eleva, rica em exercícios, jogos e vídeo aulas, favorecendo o Ensino Híbrido. Oferecemos aos educandos atividades envolvidas em situações problemas/desafios, o que desencadeia um desequilíbrio onde a busca para a equilibração alcança a aprendizagem. Este processo é realizado com a apresentação de muita dinâmica de grupo até a tomada de consciência de cada aluno.